quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jardinar com produtos horticolas

Neste post vou-vos mostrar que também se pode utilizar produtos hortícolas para dar alegria a um vaso "adormecido".
Este vaso que vêem na imagem vazio, estava a um canto da minha casa sem qualquer tipo de utilização, ao passar por ele lembrei-me logo como poderia dar vida a este bonito vaso. E o resultado foi este:


Daqui por uns dias volto a postar fotos para verem como este vaso pode ficar bonito cheio de alfaces, se correr bem é claro! Espero que gostem! :)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Actualização da minha hortinha de varanda

Boa tarde,
Não posto fotografias da minha hortinha desde 3 de maio. Hoje passado 18 dias, venho-vos mostra as actualizações, com algumas novidades e com outras fotos de plantas que já existiam na ultima actualizaçao.
A vista actual da porta para a minha varanda:



Plantas já existentes:

Coentros, Salsa, Hortelã, Cenouras, Cenouras transplantadas, Sementeira de tomate cherry (Respectivamente)

Cerca de 100 pés de tomate cherry já transplantados.

Agora um antes (3 de maio) e o depois (Hoje 21 de Maio)

Alho francês

Cebola

Coentros

Pimentos

Cenouras

Hortelã

Malaguetas

Salsa

Tomate cherry


Agora fiquem com as novidades:

Girassois

Sementeira alfaces


Piri Piri

Oregãos, Cidreira, Tomilho

Pimentos

Manjericão

Alfaces

Tomate cherry

Romanzeira, Mirtilo, Loureiro, Caril, Doce e lima.

Vista geral


Espero que tenham gostado...
Comentem, Critiquem, Sugiram!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vasos bio-degradáveis feitos de papel de jornal!



Estava a apanhar as minhas mudas de tomate cherry e após terem acabado os meus vasos feitos de copos de plástico, e como precisava de mais vasos comecei a magicar uma alternativa...
Lembrei que o papel se desfazia com a agua, logo seria bio degradável e comecei o meu processo de fabrico de vasos caseiros ecológicos.

Material necessário

  • Jornal
  • Tesoura
  • Uma forma para o vaso (no meu caso usei uma tampa de um desodorizante)

1º Cortamos uma tira de jornal quase com o dobro do tamanha da nossa forma do vaso


Depois enrrolamos a tira de jornal na nossa forma, deixando que sobra na parte fexada da forma, que vai ser o fundo do nosso vaso


Depois começamos a dobra a parte que sobrou, contra a base da nossa forma.







Depois pressionamos com força de forma a ficar vincado e com a forma da nossa tampa.
Depois basta tirar-mos a tampa e fica o jornal. 


Depois enchi os vasos com terra molhada para ficarem mais compactos e ganharem mais rapidamente a forma fixa do vaso.


Com uma caneta fiz os buracos na terra para as mudas, e transplantei-as para os meus novos vasos.


VOILÁ!!!!! Espero que tenham gostado :)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reutilizar borras de café como adubo e fertilizante





Para que a nossa Hortinha cresça as olhos vivos tentamos arranjar meios de a fertilizar e adubar sempre de forma biológica.




A borra de café é uma excelente fonte de nitrogénio (azoto) e pode ser utilizada directamente em volta das plantas, principalmente vegetais de crescimento rápido. Também se pode misturar na terra dos canteiros ou dos vasos novos. Para conseguirmos um líquido fertilizante, basta diluir umas 100-150 gramas de borra em dez litros de água. 
Em alternativa, pode-se compostar, o que vai adicionar nitrogénio à pilha. (Futuramente farei um post também sobre compostagem)
Como se não bastasse, certas pragas não gostam de café (cafeína para ser exacto), entre elas os caracóis e lesmas. Uma solução muito concentrada de cafeína — 1 a 2%, mata 60% ou 95% dos caracóis e lesmas respectivamente (um café expresso tem cerca de 0,1% de cafeína). A borra não mata, mas actua como repelente.
A borra de café é bastante ácida, dependendo do seu tipo de solo, pode ter que contrariar esta questão, por exemplo com cinza, folhas ou serrim.
Portanto, a partir de agora vamos começar a aproveitar também as borras de café, eu tenho-o feito aqui pela minha hortinha e tenho tido bons resultados.
A única desvantagem que vejo é sujar um pouco mais o chão da varanda, visto a agua sair com uma cor de café.


Boas plantações.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Rega com calor


Com o calor que se tem sentido nestes últimos dias, esta foi uma das duvidas que eu tive, e após varias pesquisas cheguei á seguinte conclusão.
Regar durante o dia tem como grande desvantagem a maior evaporação de água. Quando assim acontece, a água acaba por não chegar às raizes, onde realmente é absorvida. 
Se as nossas Hortinhas de Varanda estão expostas directamente à luz solar, as gotas de água funcionam como lupa, queimando as plantas. Regar à noite causa outros problemas como o aparecimento de fungos e outras doenças. A humidade que fica nos vasos é prejudicial à planta, fomentando nomeadamente o aparecimento de fungos,
Regar de manhã é certamente a melhor opção. Mais água chega às raizes, pelo que a planta terá mais capacidade de resistir às horas de maior calor. Mas não se esqueça que regar a mais é também um problema. No meu caso, rego de manha e ao chegar perto do final do dia em que o calor não é tão intensos.
Algumas das plantas quando são também transplantadas, ou quando começam a ficar com pior aspecto, tento arranjar um espaço em que a exposição solar seja menor.

Boa rega das vossas hortinhas a todos! :)

sábado, 5 de maio de 2012

Transplante para vaso maior

Hoje com o sol que está na minha varanda, nada melhor que fazer o transplante de algumas plantas para vasos maiores, deixo aqui o passo a passo de como o fazer. (ou de como eu faço pelo menus)

 As quatro plantas que estava a necessitar de um vaso maior, pois na parte de baixo já se viam as raizes. 

 Aqui o substrato universal, existem uns que dizem ser melhor que outros, eu sinceramente uso o mais barato, afinal não queremos gastar fortunas nas nossas varandas.


Tenho utilizado um outro vaso mais pequeno para tirar a areia do saco, confesso que se calhar não é a melhor técnica pois depois de qualquer transplante acabo sempre com a varanda cheia de restos de terra.

Colocar um pouco de terra a tapar o fundo com cerca de 2/3 cms, também conforme a planta de forma ao inicio do cale ficar quase ao nível do topo do vaso.

Desenformar a planta do vaso antigo, apertando o plástico do vaso até a planta se soltar, e com cuidado para não danificar a plantar, tira-la do anterior vaso e colocar no novo.

Depois, colocar a areia á volta da planta e acalcar bem sempre a terra nova de forma ás raizes ficarem apertadas junto á terra e a planta fixa no novo vaso sem balançar.

Eu sinceramente não uso qualquer tipo de luvas para o transplante, afinal o bom disto tambem é sentirmos a terra nas nossas mãos, e também já li que faz bem não utilizar qualquer tipo de revestimento nas mãos, se é verdade ou mito, também não o sei! :)



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Agora vou-vos mostrar passado um mês a vista geral da minha "Hortinha de Varanda":

Fotos de uma vista geral, mais á frente identifico cada uma das plantas.








 (Cenouras (Sementeira))

 Alface Roxa (Os 3 pés que mostrei no ultimo post)

 Alface Comum (3 pés do ultimo post)
 Hortelã (2 vasos do ultimo post)
 Coentros (Sementeira do ultimo post)
 Salsa (Sementeira do ultimo post)
 Se nao estou em erro Couve Flor
 Pessegueiro
 Ameixeira
 Pimentos amarelos e vermelhos
Sementeira de Malagueta (Semeado a 1 de maio)
Sementeira tomate cherry (Semeado a 6 de Abril)
Morangueiros
Morangos a começar a crescer. :)
Sementeira de alfaces (Semeado hoje 3 Maio)
Alho francês
Cebolas
Pepino
Mirtilo
Romanzeira

Caril
Doce e Lima

Como vêem no espaço de um mês a minha "Hortinha de Varanda".
E quando comecei pensei mesmo em não passar daquelas 5 floreiras, mas após começarem a nascer os primeiros pezinhos de salsa e coentros, não resisti em continuar a plantar e acompanhar o crescimento de todas as outras plantas.
Sim porque não tendo experiência nenhuma em agricultura, pensei que nada durasse mais do que uma semaninha. E como ponderam ver pelas fotos tudo pegou bastante bem e cresceu de dia para dia.
Agora tal como tudo na vida, nem tudo são alegrias...
O pessegueiro está mais "Despido" por estar doente e eu o ter podado para ver se ele "anima". Está com a doença muito comum nestas árvores que é a "Lepra do Pessegueiro"
Os tomates cherry também me parece que estão a ser atacados por algum tipo de fungo.
Mas enfim, também faz parte...
Por ultimo e as minhas ultimas aquisições são as duas ultimas plantas, Caril e Doce e Lima. Quando fui para comprar a ideia era apenas uma planta para chá, mas não resisti ao aroma que sobressaía entre todas as outras plantas... E assim que se entra na varanda sente-se prontamente o cheiro a caril. :)

Pronto e aqui fica um pequeno relato da minha horta. A partir de agora, tudo o que adquirir ou sempre que houver novidades postarei neste meu novo cantinho. 

Comentem, Critiquem, e Sugiram!!! Obrigado