quinta-feira, 10 de maio de 2012

Rega com calor


Com o calor que se tem sentido nestes últimos dias, esta foi uma das duvidas que eu tive, e após varias pesquisas cheguei á seguinte conclusão.
Regar durante o dia tem como grande desvantagem a maior evaporação de água. Quando assim acontece, a água acaba por não chegar às raizes, onde realmente é absorvida. 
Se as nossas Hortinhas de Varanda estão expostas directamente à luz solar, as gotas de água funcionam como lupa, queimando as plantas. Regar à noite causa outros problemas como o aparecimento de fungos e outras doenças. A humidade que fica nos vasos é prejudicial à planta, fomentando nomeadamente o aparecimento de fungos,
Regar de manhã é certamente a melhor opção. Mais água chega às raizes, pelo que a planta terá mais capacidade de resistir às horas de maior calor. Mas não se esqueça que regar a mais é também um problema. No meu caso, rego de manha e ao chegar perto do final do dia em que o calor não é tão intensos.
Algumas das plantas quando são também transplantadas, ou quando começam a ficar com pior aspecto, tento arranjar um espaço em que a exposição solar seja menor.

Boa rega das vossas hortinhas a todos! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário