sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reutilizar borras de café como adubo e fertilizante





Para que a nossa Hortinha cresça as olhos vivos tentamos arranjar meios de a fertilizar e adubar sempre de forma biológica.




A borra de café é uma excelente fonte de nitrogénio (azoto) e pode ser utilizada directamente em volta das plantas, principalmente vegetais de crescimento rápido. Também se pode misturar na terra dos canteiros ou dos vasos novos. Para conseguirmos um líquido fertilizante, basta diluir umas 100-150 gramas de borra em dez litros de água. 
Em alternativa, pode-se compostar, o que vai adicionar nitrogénio à pilha. (Futuramente farei um post também sobre compostagem)
Como se não bastasse, certas pragas não gostam de café (cafeína para ser exacto), entre elas os caracóis e lesmas. Uma solução muito concentrada de cafeína — 1 a 2%, mata 60% ou 95% dos caracóis e lesmas respectivamente (um café expresso tem cerca de 0,1% de cafeína). A borra não mata, mas actua como repelente.
A borra de café é bastante ácida, dependendo do seu tipo de solo, pode ter que contrariar esta questão, por exemplo com cinza, folhas ou serrim.
Portanto, a partir de agora vamos começar a aproveitar também as borras de café, eu tenho-o feito aqui pela minha hortinha e tenho tido bons resultados.
A única desvantagem que vejo é sujar um pouco mais o chão da varanda, visto a agua sair com uma cor de café.


Boas plantações.

Sem comentários:

Enviar um comentário